Em novembro é comemorado o aniversário de Cosmópolis, por isso durante esse mês o Centro de Memória publicará fotografias da cidade e contará sobre pessoas e pontos históricos que fizeram parte dessa incrível história!
Conheça mais o município em que você vive. Prepare-se para embarcar na história da Cidade Universo!
Foto 07 – Usina Açucareira Ester em 1958
Usina Ester e origem de Cosmópolis - histórias que se complementam
A Usina Açucareira Ester S/A foi fundada em 1898 pela família Nogueira e foi considerado um dos maiores projetos empresariais de todos os tempos na região, além de ser a usina açucareira em atividade mais antiga do Brasil. O nome dado a empresa (Ester) é em homenagem prestada a esposa do Sr. Paulo de Almeida Nogueira, um dos fundadores da usina.
A usina fabrica açúcar e etanol que são produzidos a partir da cana-de-açúcar. Em 2013, a empresa completou 115 anos no mercado sucroalcooleiro. Foi construída na região que antigamente era conhecida como Região do Funil. Tal região, no final do século XIX, compreendia terras de Campinas, Limeira e Mogi-Mirim, e por muita vezes foi cogitada a possibilidade de criação de um núcleo urbano e de uma linha férrea para facilidade de acesso e exploração de seu grande potencial econômico. Por volta de 1890, o interesse pela região do Funil era enorme, devido a sua produção, imensas riquezas naturais e enormes possibilidades econômicas.
Em 1891, a Fazenda Funil pertencia a João Manoel de Almeida Barbosa. João vendeu a propriedade à Companhia Sul-Brasileira Territorial e Colonizadora, que em 1898, venderia aos sócios José Paulino de Almeida Nogueira, Sidrack Nogueira, Major Artur Nogueira, Antônio Carlos da Silva Telles e Paulo de Almeida Nogueira. Posteriormente, essa compra resultou na fundação da Usina Ester, somada à criação do Núcleo colonial Campos Salles e à inauguração da Estrada de Ferro Funilense. Todos esses projetos foram fundamentais para o desenvolvimento econômico da região e para a colonização das terras que um dia se tornaria o município de Cosmópolis.
Fonte: Livro " Cosmópolis: Da Fazenda Funil à Cidade Universo", de Mano Fromberg.
Próximo Post: Qual foi a igreja que os Nogueiras ajudaram a ampliar? O que foi a Estrada de Ferro Funilense?